Skip to main content

Biotecnologia


Published 1996
SHOW MORE


Publicado em Simon Schwartzman (coord), Ciência e Tecnologia no Brasil (volume 3): a Capacitação Brasileira para a Pesquisa Científica e Tecnológica. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 1996, pp. 17-72.
É feito um enfoque abrangente da Biotecnologia no Brasil e no Mundo, analisando os seus aspectos de multidisciplinaridade da base científica, de capacidade geradora de tecnologias produtivas, de configuração da indústria biotecnológica, de seus mercados-alvo, do ambiente regulatório, e dos contornos econômicos e financeiros da atividade.O trabalho demonstra que dificilmente será encontrada uma nova fronteira tecnológica que traga mais benefícios para um País como o Brasil do que a Biotecnologia Moderna. Entretanto, o problema não está em definir se a Biotecnologia Moderna é importante para o Brasil, mas definir se o Brasil poderá ser importante para a biotecnologia moderna, ou ao menos se conseguirá, em tempo hábil, ser autoconfiante em biotecnologia moderna. A base científica da biotecnologia moderna brasileira é pequena mas significativa, podendo servir de base para um importante desenvolvimento futuro. Todos os indicadores positivos de Bio-Ciências citados acima não podem todavia obnubilar o fato de que a capacidade inovadora atual das ciências ligadas à Biotecnologia Moderna é ainda é muito pequena para o potencial de desenvolvimento de um País das dimensões geográficas, demográficas e econômicas do Brasil.

A modernização de uma parte das Empresas de Bio-Produção (EBPs) brasileiras representa o principal potencial de crescimento imediato da Indústria Biotecnológica Moderna no País e


Publisher Fundação Getúlio Vargas
Year 1996
Language Portuguese
Collection simonschwartzman; additional_collections


Reviews

There are no reviews yet. Be the first one to write a review.